segunda-feira, julho 31, 2006

[ autoria ]

Já é uma aula apenas o texto de divulgação deste curso, ministrado pelo excelente professor Paulo Guedes. Quem nunca teve aula com o Paulo não pode perder.

AUTORIA: PARA APRENDER A ENSINAR-SE A ESCREVER

AUTORIA quer formar AUTORES: AUTOR é quem está mais interessado em conhecer do que em registrar o que já conhece; escrever para o AUTOR é apropriar-se de um conhecimento que está sendo produzido no próprio processo de escrever. AUTOR é quem, em vez de impor um conteúdo ao texto que está escrevendo, dialoga com o texto que está escrevendo: interroga-o a respeito do que ainda não descobriram juntos, do que não ficou esclarecido e que ainda precisa ser escrito. AUTOR é quem - em vez de impor uma fôrma ao texto que está escrevendo - consulta-o a respeito da melhor maneira de organizar o que estão, juntos, tentando dizer para o leitor. AUTOR é quem, a cada texto que escreve, ensina-se a escrever o texto que está escrevendo.

Aprender a escrever é desenvolver o domínio dos recursos expressivos da língua escrita para escrevermos o que a gente precisa escrever. E o que a gente precisa escrever é a peculiar e pessoalíssima leitura que cada um de nós faz do mundo e dos livros. Escrever a leitura que fazemos do mundo e dos livros não é nem um dom divino, nem um talento especial, nem um privilégio genético. É uma habilidade ao alcance de todos os que dispuserem a desenvolvê-la. A história da escrita nada mais é do que a história da democratização do uso da escrita.

Para escrever a leitura que fazemos do mundo e dos livros é preciso dialogar insubmissa e construtivamente com o mundo, e o mundo é o outro, o mundo é o leitor. O mundo é a linguagem com que fomos desde sempre interpretados pelo outro, com que interpretamos o outro e com que nos interpretamos. Para escrever a leitura que fazemos do mundo e dos livros é preciso dialogar com os livros, e os livros são os outros, são a cultura, são a língua que inventamos para botar por escrito a língua em que falamos o mundo.

Escrever é uma habilidade que, como qualquer outra habilidade, desenvolve-se com a prática e com a reflexão sobre essa prática; assim sendo, escrever, ler, ser lido, discutir os próprios textos e outros textos produzidos a respeito dos mesmos temas, reescrever essas versões iniciais a partir dos palpites desses leitores - os colegas e o professor - são as atividades básicas do curso AUTORIA.

Quem vai dar o curso é Paulo Coimbra Guedes, professor aposentado do Instituto de Letras da UFRGS, onde o que mais fez foi ensinar a escrever no Curso de Comunicação Social e no de Letras, onde também ensinou a ensinar a escrever. É autor, entre outras coisas, de um romance chamado Tratado geral da reunião dançante e de um manual de redação chamado Da redação escolar ao texto.

As aulas vão ser dadas nas quintas-feiras - uma turma à tarde das 14:00h às 17:00h e outra à noite das 19:00h às 22:00h - no Centro de Meditação e Bioenergética Namastê, que fica na Rua da República, nº 528. O investimento é de R$ 500,00 em uma parcela ou em quatro parcelas mensais de R$ 140,00. Maiores informações pelo email pcguedes arroba click21.com.br ou pelo telefone (51) 8179 0415.

Nenhum comentário: